domingo, 12 de junho de 2011

presente de 12 de junho

o presente que escolhi dar ao meu amor não poderia ter sido mais gostoso e mais trabalhoso também. veja bem, eu nunca fiz uma lasanha na vida e resolvo estrear logo com uma de 3 molhos. ainda bem que tive ajuda do super filhotinho nho nho nho.

molho 1
ingredientes: 2 colheres de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 800 ml de leite, 200g de queijo parmesão ralado, sal e pimenta do reino a gosto.
feitura: aqueça a manteiga e misture a farinha de trigo. adicione aos poucos o leite - previamente aquecido -, o queijo ralado (usei queijo parmesão de verdade, que ralamos na hora, pois detesto o queijo ralado de saquinho) e tempere com sal e pimenta do reino. a consistência fica linda, bem grossinha. reserve.

filhote e o prato pequeno. =) 
molho 2
ingredientes: ¼ de azeite de oliva "extra vilge", 3 dentes de alho picado (usei muito mais que isso, já que somos a família alho), 500gr de tomates maduros em cubos, sem pele e sem sementes, 1 xícara de molho de tomate (usei o da receita de carol), ½ xícara de manjericão picado (usei bastante, um molho quase todo).
feitura: doure o alho no azeite, acrescente o tomate, o molho de tomate e 1 xícara de água. deixe refogar por uns 15 minutos em fogo médio, desligue o fogo e acrescente o manjericão. na receita não fala em sal, mas eu coloquei um pouco. mexa, tampe e reserve.


descascador mão-na-roda

mostrando o muque

propaganda do perfect dicer.  perfect mesmo!

o alho com o óleo

esperando só o molho. cheiro ótimo nesse momento.
não bote na boca, menino!

manjericão, bam bam bam! manjericão!

recheio, ou molho 3
ingredientes: 500gr de ricota, 250gr de espinafre, 200ml de leite, sal e pimenta do reino a gosto.
feitura: bata rapidamente no liquidificador o espinafre, a ricota e o leite. leve ao fogo para esquentar um pouco, tempere com o sal e a pimenta e reserve.

a ricota

o lindo molho de espinafre da perini

a escultura de ricota... para livre interpretação.

filho apalpando sua escultura de ricota. =D

não fazia ideia do quanto seriam 250gr. ficou bacana com essa quantidade.

o molho fica com consistência de iogurte.

cozinhe a massa para lasanha (um pacote todo). sou iniciante na cozinha e nesta hora fiz uma caca tremenda, que tenho até vergonha de contar. na verdade ia omitir esse fato e até fiz ameaças aos meus familiares. =P mas, como o blog também é destinado a quem, como eu, está começando, registro que a massa da lasanha se prepara como a massa de macarrão: coloca-se inteira na água fervente que deve ter sal e um fio de óleo. veja na embalagem as instruções quanto ao tempo, pois ele varia de acordo com a marca. mexa de vez em quando para não grudar uma na outra. depois escorra no escorredor de macarrão, lavando-a em água fria.

montagem da bicha
siga a sequência molho 1, massa, molho 2, massa, molho 3, até o fim dos ingredientes. na receita original, a instrução era de que o molho 1 ficasse por cima. mas nessa hora eu já estava tão azuretada e com dor nas costas que não prestei atenção e o molho 3 foi o que ficou. não acho que tenha feito grande diferença. acrescentei mais parmesão ralado por cima e levei ao forno pré aquecido para gratinar. e pronto. ufa!

preparar, apontar, montar!

ficou linda!

e muito gostosa também.

servi com salada de folhas, champignon, e fatias de pimentão vermelho e amarelo refogados em alho e óleo. não deu tempo de fazer sobremesa. =) essa lasanha é trabalhosa, mas vale o esforço: é uma refeição saudável e saborosíssima. pretendo repeti-la no são joão, onde poderei me amostrar para a parte maior da família. hohoho


5 comentários:

  1. Mari, no mercado vende na parte que tem iogurte massa de lasanha fresca. Vc não precisa cozinhar antes. Vc coloca ela direto na montagem da lasanha e ela cozinha com os molhos. Essa massa precisa de muito molho, mas parece que não é problema para essa receita... :)
    Tem também uma do mesmo sistema só que não é fresca e vende na parte de massa de macarrão no mercado. É boazinha também, mas eu prefiro a fresca mesmo.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. hum... legal! vou procurar pra experimentar. e ela é mais saborosa? a textura é diferente?

    ResponderExcluir
  3. É diferente sim. Eu prefiro a lasanha com a massa fresca do que com a massa cozida, além de ser bem mais prática. Mas acho q vai depender do gosto de cada um...

    ResponderExcluir