domingo, 19 de junho de 2011

Desmentindo Olivier

Ok, desmentir não é o verbo apropriado pra essa história, já que fizemos essa receita do carbonara de verdade e ficou perfeitão. Façam sem medo, vale a pena. Definitivamente vamos incluir a abobrinha nas compras semanais a partir de agora!

Mas aqui em casa, nesse último ano, o carbonara que fizemos teve outros ingredientes que também merecem ser testados. Vou, portanto, complementar a fala do Olivier.

Antes de tudo, a dica importante e que serve para qualquer massa: se ligue no tempo de cozimento e especialmente na hora certa de tirar o macarrão do fogo e escorrer. Normalmente pros nossos pratos quentes a massa ainda deve estar meio dura ao morder, o famoso al dente. É assim porque ela continua se cozinhando mesmo depois de escorrida e vai cozinhar mais ainda quando se encontrar com o molho. Se vc perceber que passou da hora de escorrer, lave com água fria e corrente que ela pára de cozinhar até misturar com o molho. Agora, em praticamente hipótese alguma deixe esfriando depois de escorrido: vai virar uma montanha de borracha difícil de mastigar.

E isso abre espaço pra dica número dois: se achar que vai demorar de preparar as coisas, tente deixar o máximo de ingredientes só te esperando pra serem usados. Pra quem não tem prática, o caso de gente como a gente, cortar legumes pode demorar mais tempo que o macarrão pode esperar, por exemplo. Ou ralar naquele ralador pequenininho vai tomar mais minutos que você previa. Ou vc pode acabar se distraindo quando seu gato ficar tentando dilacerar seu joelho a todo momento, e por aí vai.

Por conta disso, faz bem se conseguir equalizar o tempo que vc tira o macarrão com o tempo que vc prepara o molho, escorrendo quase que na mesma hora de juntar os dois.

Dicas dadas, falo do Carbonara Dois de Julho. De cara adianto que essa vai ser a primeira vez que escrevo essa receita, e que ela ainda não foi feita do mesmo jeito nenhuma vez...sempre se modificou de acordo com o que estava na geladeira, mas seguiu mais ou menos um padrão que vou tentar descrever abaixo.
Usamos sempre bacon, cortado em cubos ou tiras. A quantidade é do tamanho da fome, mas posso dizer que é algo em torno de 300g pra duas pessoas. Outras carnes defumadas funcionam bem, como charque ou chouriças cortadas também em cubos. Normalmente usamos outras carnes em associação com o bacon, pra complementar se tiver pouco ou pra dar um sabor diferente. Mas o bacon está sempre lá.

Usar o bacon faz com que vc não precise colocar nenhuma gordura adicional ao prato, mas de vez em quando coloque azeite nessa mistura. Colocamos com o bacon bastante alho e cebola, pra dourar. Usamos uma cebola grande ou duas médias pra duas pessoas, e alho à vontade. Quando estiver dourado, coloque pimentões de todas as cores (um de cada) e dois tomates cortados em cubos e vá refogando. Como tempero, o mais comum é um pouco de sal com pimenta e cominho que pode ir misturando aos poucos. Consiga umas folhas de manjericão também, ou corte uma cebolinha, vai enriquecer o sabor do prato.

Vc está prestando atenção ao macarrão? não vai deixar ele passar do ponto, né não? Pois bem, sugiro penne ou fusili porquê pegam mais molho. Cozinhe com uma pitada de sal, e um fio de azeite, colocando a massa quando a água começar a ferver. Pra duas pessoas, usamos metade de um pacote, mais ou menos 250g. É rápido, depois que se coloca na panela, vá experimentando. Cuidado na hora de escorrer, queimei o pé dia desses com a água fervente.

Misturando tudo da outra panela, já deve ter cozinhado todos os ingredientes. Coloque uma lata de creme de leite, 200g, e continue misturando. Um pouco de parmesão ralado também, uns 50g, mas rale na hora que é melhor pra saúde de todo mundo. Se achar o molho muito grosso, pode colocar leite ou um pouco da água do macarrão.

Já escorreu o macarrão, né? coloque ele no molho e misture bem. Já pode desligar o fogo, inclusive. Coloque um ovo na panela e continue misturando bem, ele vai cozinhar nessa quentura toda e o molho vai ficar mais pastoso e se impregnar na massa.

Sirva quente, que é bala. Com vinho tinto fica uma beleza, e bastante azeite sempre. Mais queijo ralado por cima. Seja feliz.

3 comentários: