quinta-feira, 9 de junho de 2011

Peixe mais fácil do mundo todinho

Hoje eu fiz o peixe mais simples do mundo. A receita é bem antiga e eu faço desde que existo no mundo. Vamos lá, papel e caneta em mãos para os ingredientes:

- 1 filé de peixe de mais ou menos 600g (eu usei badejo, mas pescada e linguado também ficam ótimos.)
- 1 cenoura inteira
- 1 cebola branca grande
- 1 tomate pequeno
- 1 pimentão médio
- 1 punhado de coentro
- 4 ou 5 folhas de manjericão
- Azeite doce extra virgem, please.
- 1 colher de sopa de limão
- Sal a gosto.

Você vai precisar também de papel alumínio e pode colocar 1 batata se quiser, eu não coloco para economizar nos carboidratos e eu hoje coloquei também meia dúzia de camarões defumadinhos, mas fica bom sem também.

Modus operandi: corte todos os legumes em forma de palito assim ó:

Depois, forre uma assadeira com uma folha de papel alumínio que permita envolver o peixe todo. Misture legumes todos e forre a assadeira com eles acrescente sal e azeite, sua assadeira deve ficar assim:

Depois salgue o peixe, coloque o limão (pouco porque senão cozinha a frio e endurece) e o deite por cima da camada de legumes:



Repita outra camada dos legumes por cima do peixe, mais sal e azeite, espalhe as ervas  por cima e fica assim:


Depois feche como se fosse um envelope coloque em fogo bastante alto (280º) e deixe por aproximadamente 20 minutos.



Lembre-se que o peixe é super sensível e em fogo normal cozinharia em menos de 5 minutos, mas a ideia desta receita e fazer com que ele cozinhe bem devagar mesmo para adquirir os sabores dos ingredientes aos poucos por isto que o peixe é envolto no alumínio e demora tanto tempo. Depois de pronto fica assim:

Eu servi com saladinha de feijão branco, mas fiquem livres e sirvam com o que quiserem!!


2 comentários: