quarta-feira, 1 de junho de 2011

minha primeira moqueca de peixe

encontrei uma frigideira grande aqui em casa e visualizei uma linda moqueca de peixe nela. assim, no dia seguinte, eu e marido fomos comprar peixe fresco na penha. se bem que ninguém garante que não sejam os mesmos vendidos no mercado do peixe, ali em água de meninos.

bom, para prepará-los, li um monte de receita pela internê, mixei tudo na cachola e fiz o que achei mais coerente. temperei o peixe com alho, sal, limão e pimenta do reino branca, tudo pilado no machucador de tempero. reservei. depois cortei em rodelas o tomate, o pimentão (faltaram o amarelo e o vermelho, que não encontrei perto de casa), o tempero verde e a cebola. dei uma pré-cozida neles, antes que eles encontrassem o peixe.



  
depois de uma leve aferventada nos temperos, montei camadas deles e do peixe na frigideira. deixei levantar fervura, depois coloquei uma garrafinha de leite de coco, das pequenas, uma colher de azeite de dendê e pronto! servi com farofa de cenoura, arroz e salada de folhas.


caca de principiante: como não estou familiarizada com o tempo de cozimento do peixe, acho que demorei demais com ele no fogo e acabou ficando meio esfarelado. acho que o tempo certo é praticamente o de levantar a fervura, você preparar o leite de coco e o dendê e pronto. o bicho ainda fica um tempo cozinhando no caldo fervente, mesmo depois do fogo desligado.

p.s.: sou doida por cabeça de peixe, favor não julgar. =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário