terça-feira, 19 de julho de 2011

quibe à doreta


quando eu crescer quero ser um ás na cozinha que nem minha cunhada. foi ela quem me ensinou esse quibe de forno maravilhoso, que é um verdadeiro coringa na cozinha. tal como recebi a receita, ela vem pro blog: uma coisa nada cartesiana, numa vibe de proporções quase intuitiva.

prá massa, basicamente você irá precisar de trigo para quibe (no mercado fica onde estão grãos, farinhas etc) e proteína de soja do tipo mais fino na mesma proporção. dica 1: o trigo rende muito muito! ponha o trigo para hidratar com um dedo de água sobrando por uns 20 minutos. ao mesmo tempo, vá hidratando a proteína de soja. depois escorra bem os dois (quanto mais seco, menor é o tempo dele no forno) e tempere com o que quiser: sal, pimenta do reino, alho (uso bastante, cerca de 4 dentes pra 1 copo de trigo e outro de soja), cebola, pimentão... eu uso os três primeiros e acrescento hortelã. se bem que hoje foi cebolinha e também caiu super bem! dica 2: aí vem o pulo do gato - cozinhe batatas (para 1 copo de cada um dos primeiros ingredientes, umas duas batatas médias), as amasse e junte à massa para dar liga. sucesso da bahia!

 

no recheio, se quiser acrescentar um, é a criatividade quem manda. da primeira vez fiz com ricota temperada com sal, pimenta etc. na segunda vez, amassei aipim com ricota e temperinhos. ficou sucesso. e hoje fiz com tofu. amassei o dito cujo, temperei com mostarda, açafrão, sal, azeite de oliva e salsinha picada.



então, no refratário, é uma camada da massa, uma do recheio e mais uma da massa.

  


ah, não esquece de preaquecer o forno! no meu, que é lentium, fica pronto em uns 30 minutos, quando a parte de cima ficar mais escurinha. dica 3: no prato, pode acrescentar um pouco de shoyo, fica delicioso!

assadinho! pra incrementar a apresentação, um raminho de hortelã ficaria um sucesso. ;-)

no prato, com direito a arroz, saladinha e gato.

Um comentário: