sábado, 28 de maio de 2011

O espelho do interruptor

Veja bem, eu tenho um monte de coisas pra fazer. O problema é que quando estou triste nada acontece, só fico triste. Aí, nessa tarde melancólica, passeando pelo corredor, resolvi mudar a cara do interruptor feioso.


Você poderia, com razão, pensar que eu poderia apenas limpá-lo, mas não teria a mesma graça.

Geléia de morango

Baseada nessa receita, fiz uma coisinha de deus para acompanhar um sorvete de flocos nessa minha tarde sem graça.



Ingredientes
1 caixa de morangos
3 colheres de açúcar mascavo
água

Feitura
Lavei e tirei os cabinhos do morangos, coloquei em uma panela com o açúcar e água suficiente para cobrir as frutas. Esqueci no fogo baixo por uma meia hora e só tirei quando os morangos estavam murchinhos e havia uma caldinha vermelha. Tive o cuidado de não mexer muito porque adoro geléia com pedaços grandes da fruta.

terça-feira, 24 de maio de 2011

bolo de banana

toda mãe é exagerada e a minha, quando manda frutas aqui prá casa, pesa a mão no adjetivo. e foi recorrendo a uma receita dela que salvei quase uma dúzia de bananas do terror da podridão. =D

ingredientes:
2 xícaras (das de chá)  de açúcar - se não gostar de bolo doce, coloque 1 e ½
2 colheres de sopa de margarina (ou manteiga)
4 ovos
4 bananas

bata tudo no liquidificador. depois despeje em uma vasilha e acrescente 2 xícaras (das de chá) de farinha de trigo. se ela for sem fermento, ponha 1 colher das de sopa do dito cujo. bata até que a farinha esteja imperceptível (eu bati à mão mesmo), despeje metade da massa numa forma untada (aproveite e ligue o forno!) e disponha fatias de banana, polvilhando açúcar e canela por cima. cubra com o restante da massa e, por fim, outra camada de bananas. vai ao forno por uns 25 minutos e fica bom, viu?

quando lembrei da foto, quase não tinha bolo. =)

fica fofinho e saboroso. pena que não tinha canela em casa!

Molho de tomate

Eu tenho ciclos de paranóia hippie quando, entre outras coisas, não posso consumir nada industrializado. Foi numa dessas fases que lembrei de uma receita de molho de tomate do livro de Inês, pesquisei outras pela internet, testei e consegui um molho legal e fácil de fazer:

Pego um quilo de tomates bem maduros (prefiro aquele compridinho, acho que é italiano), corto e jogo fora aquilo que parece o umbigo do tomate e depois parto eles no meio. Deixo ferver, com as sementes, com uma cebola grande cortada ao meio e dois dentes de alho. Sobre a cebola e o alho, é vc quem sabe a quantidade, eu gostei assim porque não fica com o gosto de alho ou cebola muito presentes.
Depois de ferver, coloco no liquidificador essas coisas, desprezando a água porque é ela que pode dar o gosto ácido para o molho.
No liquidificador aproveito para colocar folhas verdes. Já experimentei com manjericão, cebolinha e coentro. Na verdade eu boto aquelas folhas já feinhas e amareladas. Para dar a cor eu corto em pedaços pequenos meia cenoura e 1/4 de uma beterraba e vou testando. Se vc não colocar cenoura e beterraba, o molho fica muito pálido. Se colocar beterraba demais parece que criou um elemento radioativo.
Feito isso, volto ao fogo e acrescento oregano, folha de louro e acerto o sal. Deixo levantar fervura de novo e guardo na geladeira em recipiente de vidro fechadinho.
É uma delícia e dá pra experimentar de várias formas. Já coloquei berinjela, mas o gosto não mudou. Em resumo, costumo jogar no liquidificador tudo que tem na geladeira que eu sei que vai estragar antes que eu use.

* Eu sei que essa não é a melhor maneira de escrever uma receita (pelo menos não gosto quando leio uma desse jeito). Prefiro as divididas em tópicos, mas tô sem paciência e copiei um email que enviei pra Nana. Falando nela, as fotos do molho que ela fez ilustram o post.

olá!

eu e carol trocamos dezenas de e-mails por dia, boa parte deles com dicas culinárias, idéias para casa, indicações pros gatos. coisas que, concentradas em algum lugar, podem ajudar mais pessoas e - por que não? -irão nos estimular a fazer mais coisas legais nas nossas casas/cozinhas/vida.  então é isso, esta é a ideia do feito em casa. espero que aproveitemos!

(originalmente postado em https://coisascaseiras.wordpress.com dia 19/05)